Custo de uma obra:
O Brasil ainda tem uma cultura escravagista !
Assustou-se ?
Pois é assim que acontece.
O cliente tem um imóvel que vale muito, tem objetos em casa que tem muito valor agregado, e quer colocar dentro de sua casa um "pintor" que vai lhe custar muito pouco. O resultado é quase que previsível.
Se vc pagar pouco, não reclame se ele for embora no meio da tarefa ou se terminar e deixar tudo sujo para vc limpar... etc...
Muito reclama-se do prestador de serviço, que a pessoa é "porca", não é fiel ao combinado, que abandona a obra e desaparece, faz uma porcaria de serviço, estraga material,etc....
Na hora de combinar o preço é uma choradeira ou no meio do caminho arruma-se um monte de coisinhas para o profissional quebrar o galho, assim reduzindo o custo da obra, já que não precisará contratar outro para fazer "aquilo". Ex.: vc poderia trocar essa tomada para mim, vc poderia colocar um lustre, ah essa torneira está vazando... preciso desmontar esse armário...
Não é só na mão-de-obra (material também), mas vamos nos ater aqui a esse aspecto.
Quando o cliente tem percepção da realidade ao seu redor, procura remunerar dentro das suas condições e sempre procura bons materiais.
Isso resultará em algo que o satisfará, assim como aqueles que desempenharam no serviço.
Clientes que são extremamente exigentes e que remuneram bem, são aceitáveis. Mas quando querem economizar no valor a ser pago e exigem uma obra-prima, aí o profissional é que não desejará voltar a fazer algo para essa pessoa.
Já passei por várias situações em que me senti tratado como um escravo.
A maioria dos profissionais não consegue separar o compromisso com as emoções (sentimentos) e acaba por reagir à forma como é tratado, resultando em situações constrangedoras.
Portanto, pense na importância de um bom relacionamento.
Não precisa de sorrisos falsos, mas um tratamento humano e profissional.
Não é preciso favores, mas sim uma troca justa.
Espero que tenha ajudado.
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