SEJA UM SEGUIDOR

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Portão metálico, grades, janelas, portas...

Como é feio um portão enferrujando... Descascando...






































Uma residência requer manutenção constante.
É bonito para quem chega e gostoso para quem vive.


Quem for fazer o trabalho, precisa de muita paciência e esforço.






































Hoje existem produtos que facilitam o trabalho. Vc já deve ter ouvido falar no anti ferrugem, que na verdade ele é um CONVERTEDOR de ferrugem em primer (leia-se: práimer).
Depois de passado, de preferência não pode receber chuva e nem sereno. O metal deve estar protegido para receber a tinta.
Não precisa mais usar o famoso ZARCÃO.
Importante é raspar, limpar o máximo possível e aplicar o convertedor.
Para metais galvanizados, você deve aplicar o GALVITE. Caso contrário a tinta vai descascar.
dica: A Suvinil tem um esmalte para metais que dispensa o fundo/primer, mas não quando o metal é galvanizado. Fica aí o alerta.
















































































Porta de madeira reforma-se

Ser ecologicamente correto implica na mudança de atitude em todas as áreas da vida. Creio que basicamente tudo o que vc adquire com "dinheiro", precisa ser bem avaliado, já que a nossa sociedade sobrevive com a troca de produtos, serviços, etc.

É muito comum as pessoas comprarem uma porta nova, já que a velha está danificada, como essa abaixo:

Essa porta estava enroscando no piso...




Com ferramentas adequadas a porta ficou como nova. Só ficou dois dias deitada e depois foi para o caixilho, para a alegria da senhora dona da casa.

É importante o consumo de bens, pois isso gera emprego e consequente distribuição de renda, mas podemos fazer isso com racionalidade.

Trabalho limpo

Uma das coisas que considero muito importante no meu trabalho (resultado do meu aprendizado no Hospital) é realizar o serviço com um mínimo de sujeira, de resíduos.

Organizar a área onde se está trabalhando ajuda muito a causar uma boa impressão como pode até evitar acidentes. Vc pode tropeçar, escorregar...

No hospital o lixo sai embalado, justamente para não afetar o ambiente.
Numa residência o cuidado deve ser o mesmo.




Pintura Hospitalar

Quase toda pessoa "sabe" pintar.
Mas, nem todos os pintores sabem pintar tudo...
Eu, por exemplo não tenho experiência na pintura com pistola...
Isso é normal e deve ser encarado como uma atitude responsável compreender seus limites.

Hospital.
Trabalhar num ambiente que não para nunca, onde tem pessoas 24 horas e durante todo o ano, não importando se é domingo ou feriado, se dia ou noite... É um grande desafio...

Quando é na UTI (unidade de terapia intensiva) isso é mais intenso. Vc precisa saber a rotina das equipes para se encaixar nela. Tem troca de turno, hora de medicação, hora do banho, hora do paciente ir para a poltrona, hora de visita, hora do raio X, fisioterapeuta, nutricionista, etc...

A seguir estão algumas fotos onde  foi preciso isolar a área (atrás do técnico de enfermagem) pois não foi só pintura, mas reforma geral dos box´s onde ficam os pacientes.



Essa área do corredor também foi pintada. 
A limpeza é uma característica de um Hospital de Qualidade



No Hospital tem um departamento chamado  "Serviço de controle de Infecção Hospitalar".  Esse pessoal precisa inspecionar tudo e vc não começa uma obra sem que eles liberem.  Pó é uma coisa proibida ali!



Aqui já estamos retirando equipamentos para a "demolição".




Essas divisórias foram retiradas para dar lugar à uma de aluminio, cuja limpeza é mais fácil , mais bonita e não requer manutenção.







































Pode-se observar a marca no chão e parede de onde havia divisória de drywall. Removidos todos os equipamentos e fechados todos os buracos, tanto na parede quanto no teto.
Isso tudo precisa ser feito o mais rápido possível.  Note-se que apesar de estar isolada a área, não há presença de lixo.


Aqui cabe uma dica:
Tem manchas de tinta mais escura que é melhor vc passar uma camada de massa corrida sobre ela e lixar, do que tentar cobri-la com tinta depois.  Muitas vezes requer muitas camadas de tinta para cobrir aquela mais escura no fundo, quando que com a massa fica bem mais fácil.


Essas caixas de papelão servem para levar o lixo para a caçamba. No hospital vc não deixa lixo espalhado pelo chão e nem carrega de qualquer jeito. É preciso muito cuidado para não espalhar pó.





























Começando a finalização.


Está aí uma pequena amostra do que se faz num hospital.
































Qualidade da pintura x custo do serviço

Quando contratamos um prestador de serviço, normalmente desejamos um excelente serviço, porém com o custo mais baixo possível.  Ainda há aqueles que "sugam" o máximo possível do profissional contratado.

Importante lembrar que o TEMPO custa DINHEIRO.

Quando vou fazer um orçamento, o principal ítem que considero, é qual seria a duração da obra.

Vejamos um exemplo na foto a seguir.



Aqui temos um caso de uma construção que optou-se por não aplicar o cal fino sobre o reboco, com a intenção de economia (isso já foi mencionado aqui no blog como virá um próximo post).

Note que precisei fazer algumas correções no reboco para melhorar a aparência. Aqui, se fôssemos fazer uma pintura tradicional lisa, teríamos que aplicar massa sobre toda a parede, mas o cliente optou por economizar no cal fino, como na massa corrida, aplicando uma textura fina.
Esse marrom é o fundo da textura.
Note (zoom no contorno da janela) que o resultado não fica bom e nem perfeito. Fica um padrão inferior.  Normalmente nesse padrão entra a textura ou o grafiato.

Para fazermos um bom recorte (divisão de áreas), precisamos de uma superfície lisa, no esquadro e no plumo.
A fita crepe é uma ferramenta; ela por si só não resolve o problema da separação. Por mais que a fita seja de qualidade e vc aperte-a bem, se houver uma superfície áspera embaixo, a tinta vai penetrar.

Entramos agora no custo e no conflito. Se o cliente já vem tentando economizar, ele não vai querer que o pintor tenha um custo maior para arrumar a parede para ter uma qualidade maior.
Para deixar com boa aparência, serão necessárias mais horas trabalhadas, o que aumentará o valor da mão-de-obra...

Importante para quem tem pressa: a preparação da superfície para receber a tinta é uma etapa de suma importância.  Normalmente as superfícies exigem muito cuidado antes da finalização. Não menospreze essa etapa. 

Se o imóvel está sendo construído, lembre que se o reboco for preparado com areia fina e peneirada, o resultado será uma superfície bem lisa. Não sou pedreiro e nunca fui, mas já ouvi de profissionais experientes na área, de que além da areia fina, e bom pedreiro que sabe fazer e aplicar o reboco, ele usa primeiro uma desempenadeira de madeira e depois uma de feltro.
Ou seja: vc vai gastar mais na areia e vai ter pegar mais num bom pedreiro (primeiro vai ter que procurar). 

Se o imóvel é seu, principalmente, faça certo e esteja disposto a investir. Vc terá um custo menor, pois não vai ter que ficar corrigindo depois.