Quando contratamos um prestador de serviço, normalmente desejamos um excelente serviço, porém com o custo mais baixo possível. Ainda há aqueles que "sugam" o máximo possível do profissional contratado.
Importante lembrar que o TEMPO custa DINHEIRO.
Quando vou fazer um orçamento, o principal ítem que considero, é qual seria a duração da obra.
Vejamos um exemplo na foto a seguir.
Aqui temos um caso de uma construção que optou-se por não aplicar o cal fino sobre o reboco, com a intenção de economia (isso já foi mencionado aqui no blog como virá um próximo post).
Note que precisei fazer algumas correções no reboco para melhorar a aparência. Aqui, se fôssemos fazer uma pintura tradicional lisa, teríamos que aplicar massa sobre toda a parede, mas o cliente optou por economizar no cal fino, como na massa corrida, aplicando uma textura fina.
Esse marrom é o fundo da textura.
Note (zoom no contorno da janela) que o resultado não fica bom e nem perfeito. Fica um padrão inferior. Normalmente nesse padrão entra a textura ou o grafiato.
Para fazermos um bom recorte (divisão de áreas), precisamos de uma superfície lisa, no esquadro e no plumo.
A fita crepe é uma ferramenta; ela por si só não resolve o problema da separação. Por mais que a fita seja de qualidade e vc aperte-a bem, se houver uma superfície áspera embaixo, a tinta vai penetrar.
Entramos agora no custo e no conflito. Se o cliente já vem tentando economizar, ele não vai querer que o pintor tenha um custo maior para arrumar a parede para ter uma qualidade maior.
Para deixar com boa aparência, serão necessárias mais horas trabalhadas, o que aumentará o valor da mão-de-obra...
Importante para quem tem pressa: a preparação da superfície para receber a tinta é uma etapa de suma importância. Normalmente as superfícies exigem muito cuidado antes da finalização. Não menospreze essa etapa.
Se o imóvel está sendo construído, lembre que se o reboco for preparado com areia fina e peneirada, o resultado será uma superfície bem lisa. Não sou pedreiro e nunca fui, mas já ouvi de profissionais experientes na área, de que além da areia fina, e bom pedreiro que sabe fazer e aplicar o reboco, ele usa primeiro uma desempenadeira de madeira e depois uma de feltro.
Ou seja: vc vai gastar mais na areia e vai ter pegar mais num bom pedreiro (primeiro vai ter que procurar).
Se o imóvel é seu, principalmente, faça certo e esteja disposto a investir. Vc terá um custo menor, pois não vai ter que ficar corrigindo depois.