Mais de 100...
Juntando de maio/15 até agora em outubro/16, já foram mais de cem portas.
Não dá para dizer que sei tudo de portas, pois a cada serviço sempre há uma surpresa, uma descoberta.
Vejo que os clientes (consumidores) não tem e não podem ter a mesma experiência, a mesma informação que temos e que também, existe uma dificuldade de comunicação aí que precisa ser digerida.
Se eu, o prestador de serviço, falo tudo, o cliente assusta-se... Se deixo de falar, pode isso prejudicar a relação, na sequência do trabalho.
O que eu, como profissional, mais sinto, é a falta de seriedade de algumas pessoas, em que não tem escrúpulos quando querem fazer valer a sua vontade. Uma pena, pois quem sai perdendo é sempre ela.
Mas, vamos ao nosso assunto.
PORTAS FRISADAS.
- percebo que é uma tendência. Muitos clientes gostam do detalhe na porta. É algo econômico, pois não custa mais quanto é nova e quando é velha, dá um toque de moderno, já que a tinta vai esconder a idade dela.
Quando a porta é nova e frisada, normalmente é MDF e seus derivados.
Cuidado quando a porta não tem friso e vc vai mandar fazer o dito cujo:
- se a porta for boa, há possibilidade de ficarem cerdas no friso. Por isso exija que tudo esteja alisado.
- se a porta custar menos de R$ 100,00, acho bom não ir por esse caminho. As portas boas deverão custar (outubro/16) acima de R$ 130,00. O valor aqui é uma referência honesta. Se ela for leve, pode acreditar que deve ficar na loja.... Uma porta boa tem material e é pesada.
Vamos olhar agora, algumas portas antigas, que o proprietário acertadamente resolveu mantê-las. Por que ? Bem, vc não consegue comprar mais portas com esse padrão de qualidade, feita num tempo em que a madeira tinha custa baixo. Muito pesadas. Para levantá-las exige grande esforço.
Aqui ela está frisada, quebrando aquela superfície lisa, dando um toque mais "moderno"...
Observe que já existe a aplicação de massa para tapar alguns buracos e imperfeições. A lixa para madeira grana 60 ou 80 é usada para remover a cera/verniz. O verniz costuma empastar mais na lixa.
Após a lixação vc deve limpar a superfície com tinner 7300.
Os parceiros dessa tarefa.
Aqui, nesse serviço especificamente, foi usado como tinta, o Esmalte Sintético. O cliente temeroso com a novidade do Esmalte a base d'agua, optou pelo tradicional.
Fica a recomendação para vc que tem esse receio do "novo". A nanotecnologia proporciona-nos novas opções de produtos e assim o Esmalte a base d'agua funciona muito bem.
Apesar de usar o Esmalte sintético Fosco, ele marca todas as imperfeições da madeira.
Num serviço anterior a esse, também de portas, foi usado o Esmalte novo (base d'agua) que se diz acetinado e não fosco como o sintético, porém ele não deixa marcas. Gostei muito dessa novidade.
Sem falar que o Esmalte a base d'agua não tem cheiro forte, vc dilui em água, lava as ferramentas na água, ou seja, muito melhor. O preço é parecido, o que faz do a base d'agua mais baixo, pois não usa águaraz , na diluição e limpeza.
Dúvidas ? Fiquem à vontade para questionar.